Sabará foi a terceira cidade a receber a ação que faz parte do nosso calendário comemorativo.

No último sábado, 28/09, moradores de Sabará participaram da nossa ação de plantio de mudas em comemoração aos 185 anos da AngloGold Ashanti. A iniciativa, que convida a população a plantar uma muda para cada ano de existência da empresa, contou com mobilização da comunidade local.

A secretária de meio-ambiente da prefeitura de Sabará, Andrea Saraiva, comemorou o engajamento dos moradores, cerca de 50 pessoas. “Foi muito bom vermos as pessoas interessadas em participar. Elas passam a dar valor ao meio ambiente e aumenta a responsabilidade em preservar o local, já que foram elas mesmas as responsáveis pelo plantio. Nós fizemos com que elas apadrinhassem as plantas, para que permaneçam acompanhando seu crescimento ao longo dos anos” disse.

Foi o que aconteceu com o Matheus Alves, um dos participantes. Ele espera poder levar seus filhos ao local onde, agora, tem uma planta adotada por ele. “Meus filhos agora estão dizendo ‘vamos lá ver a árvore do papai’ e quero muito que eles acompanhem o crescimento dela. De forma direta e indireta, deixamos um legado muito bom para as próximas gerações, que precisam valorizar a função das árvores em nosso dia a dia e entender que elas são mais que seres vivos, são fundamentais para a nossa sobrevivência na Terra”, completa.

Entre as diversas espécies plantadas que, em breve, formarão um local mais arborizado e fresco, contribuindo com o meio-ambiente, Andrea destaca uma delas: “O ipê amarelo era o mais procurado, todo mundo queria plantá-lo”, lembra a secretaria, se referindo a uma planta que é considerada um símbolo brasileiro.

A ação, promovida pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da AGA em parceria com as prefeituras locais, já passou por Santa Bárbara e Barão de Cocais e será levada, ainda, para as demais cidades em que estamos presentes. O objetivo é plantar ao todo 1.295 mudas de plantas nativas nas cidades em que atuamos. Confira as próximas cidades que participarão do evento e inscreva-se para ação clicando aqui

Crixás – Lago Erotides de Sousa – Rodovia GO- 347, ao lado do Parque Agropecuário
4 de outubro, sexta-feira, às 8h

 Caeté – Mata da Caixinha / Rua 1º de maio
5 de outubro, sábado, às 9h

Nova Lima – Bairro Quintas II
19 de outubro, sábado, às 9h

Raposos – Praça Presidente Getúlio Vargas
26 de outubro, sábado, às 9h